quarta-feira, 24 de junho de 2026

NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, SUZANO SUPERA MARCA DE 500 ÁRVORES PLANTADAS NO ANO


Cidade conta com seis projetos voltados à arborização urbana, educação ambiental e participação popular, com ações realizadas pelo Viveiro Municipal

Suzano chegou à marca de 502 árvores plantadas em 2026 neste Mês do Meio Ambiente, o Junho Verde, a partir de projetos municipais desenvolvidos na cidade. Ao todo, são seis iniciativas voltadas à arborização urbana, participação popular e educação ambiental, que incentivam o plantio de mudas nativas, a recuperação de áreas verdes e o fortalecimento da relação da população com a natureza.

As ações são conduzidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, por meio do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, e incluem os projetos “Árvore Familiar”, “Árvore no Meu Bairro”, “Disk Árvore”, “Arborização Participativa”, “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore” e “Workshop de Meliponicultura”. Juntas, essas ações ampliam o acesso dos munícipes e reforçam a importância da preservação como prática permanente.

O total de plantios em 2026 inclui as ações realizadas no dia 13 de junho, pelo “Árvore Familiar”, no Parque Municipal Max Feffer, e pelo “Árvore no Meu Bairro”, no Ramal São José. Os números também contemplam as atividades realizadas na inauguração do espaço comunitário da faixa de dutos da Transpetro no Jardim Gardênia Azul, no último sábado (20/06); em uma praça no Jardim Colorado, no próximo domingo (28/06), a partir de parceria entre o Viveiro Municipal e o Rotary Club de Suzano; e mais 20 mudas no Corredor Ecológico, que será inaugurado em breve no Jardim Revista.

O maior volume de plantios neste ano foi registrado pelo projeto “Árvore no Meu Bairro”, com 228. A iniciativa tem como objetivo promover a arborização urbana e a melhoria da qualidade ambiental nos bairros, com participação da população, associações e instituições interessadas em contribuir com a preservação das áreas verdes. O projeto é realizado mensalmente, sempre no segundo sábado de cada mês, com atividades em praças e áreas públicas, além de orientação técnica sobre escolha de espécies, plantio e manutenção.

Outro destaque é o “Árvore Familiar”, que contabilizou 200 mudas plantadas em 2026. A proposta é associar o plantio a momentos marcantes da vida das famílias, como nascimentos, aniversários e outras datas simbólicas, promovendo a conscientização ambiental e o fortalecimento do vínculo dos moradores com o meio ambiente. A ação ocorre mensalmente, sempre no último sábado do mês, mediante solicitação junto ao Viveiro Municipal.

Já o “Arborização Participativa” registrou 48 mudas destinadas ao plantio neste ano. A iniciativa consiste na doação de mudas aos munícipes interessados em realizar o plantio em calçadas e áreas públicas próximas às suas residências. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de endereço e registro fotográfico do local onde será feito o plantio, para análise técnica e liberação da muda conforme os critérios ambientais e a disponibilidade.

O “Disk Árvore”, por sua vez, contabilizou seis plantios em 2026. O projeto atende moradores, comerciantes e demais interessados que solicitam o plantio de mudas em calçadas em frente às residências ou estabelecimentos. A execução ocorre de forma contínua, mediante manifestação de interesse da população, disponibilidade de mudas e análise técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além das ações diretamente ligadas ao plantio, Suzano também desenvolve o “Workshop de Meliponicultura”, iniciativa de educação ambiental voltada à criação de abelhas nativas sem ferrão, fundamentais para a polinização e para o equilíbrio ambiental. O projeto é destinado a estudantes maiores de idade, educadores, produtores rurais, apicultores iniciantes e demais interessados no tema, desde que residam no município. A programação inclui visitas monitoradas, orientações sobre cuidados com colmeias, fabricação de iscas, divisão de caixas e a divulgação da importância dos polinizadores para o meio ambiente.

A pasta ainda promove plantio por meio do projeto “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”, criado por meio da lei municipal nº 5.341/2022, de autoria do vereador Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt. As famílias interessadas em participar devem entrar em contato com o Viveiro Municipal em até 90 dias após o nascimento da criança. O plantio é realizado em espaço público, mediante análise técnica.

As solicitações para participação podem ser feitas junto ao Viveiro Municipal de forma presencial, on-line ou pelos canais oficiais da Prefeitura de Suzano. No caso das ações com calendário fixo, o “Árvore no Meu Bairro” ocorre no segundo sábado de cada mês, enquanto o “Árvore Familiar” é realizado no último.

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4749-3943, das 8 às 17 horas.

O secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, destacou que os projetos aproximam a população das políticas ambientais e tornam as pessoas protagonistas no cuidado com a cidade. “A arborização urbana é uma ação essencial para melhorar a qualidade de vida, ampliar áreas sombreadas, contribuir com a biodiversidade e fortalecer a educação ambiental. Esses projetos mostram que a preservação também acontece com a participação direta da população, seja plantando uma árvore em família, no bairro ou solicitando uma muda para a calçada de casa”, afirmou.

O prefeito Pedro Ishi ressaltou que o avanço dessas ações reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade. “Suzano tem ampliado as ações ambientais com planejamento, participação popular e responsabilidade. Chegar ao Mês do Meio Ambiente com 502 árvores plantadas demonstra que estamos construindo uma cidade mais verde, mais acolhedora e preparada para o futuro. Cada muda plantada representa um investimento na qualidade de vida da nossa população e nas próximas gerações”, declarou.


 

PREFEITURA DE SUZANO ESTABELECE ANISTIA PARA REGULARIZAÇÃO DE CONSTRUÇÕES


Projeto de lei foi aprovado pela Câmara nesta terça-feira (23/06); proprietários interessados terão 180 dias, após a publicação, para procurar a administração municipal

A Prefeitura de Suzano teve aprovado pela Câmara, nesta terça-feira (23/06), um projeto de lei que prevê a possibilidade de anistia para regularização de construções em desacordo com a legislação urbanística do município. O próximo passo será a promulgação por parte do prefeito Pedro Ishi e, posteriormente, a publicação no Diário Oficial.

Com a vigência da lei, os proprietários de edificações nesta situação terão o prazo de 180 dias para formalizar o pedido junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.

A nova legislação cria um programa excepcional de regularização de construções em desacordo com as normas de uso e ocupação do solo. A anistia, no entanto, não representa uma autorização irrestrita para irregularidades, mas sim a possibilidade de adequação de imóveis que atendam aos requisitos técnicos, urbanísticos, ambientais e de segurança previstos na própria lei.

A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos ressalta que, para fazer a solicitação, será necessário apresentar documentos como projeto arquitetônico, laudo técnico elaborado por profissional habilitado, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), matrícula do imóvel, comprovação de que a edificação já existia na ortofoto oficial de 2026, entre outros. Após a análise técnica e o cumprimento das exigências legais, poderá ser emitido o Alvará de Regularização.

Multas

O texto também esclarece que o pedido de regularização não suspende automaticamente ações fiscais já em andamento. Multas aplicadas anteriormente, inclusive aquelas já inscritas em dívida ativa, permanecem em aberto até a devida regularização, conforme os critérios previstos na lei.

Além disso, caso o proprietário execute novas obras, reformas ou ampliações sem a devida autorização, a construção continuará sujeita às penalidades previstas na legislação urbanística vigente.

“O projeto é importante porque oferece uma oportunidade para que proprietários regularizem imóveis construídos com alguma desconformidade em relação à legislação urbanística, desde que sejam respeitados critérios de segurança, salubridade, acessibilidade e proteção ambiental. É uma medida que busca organizar a cidade, dar segurança jurídica aos proprietários e garantir que o processo ocorra com responsabilidade técnica”, afirmou o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris.


 

SUZANO SHOPPING RECEBE NOVA EDIÇÃO PRESENCIAL DO ‘BABY, ME LEVA!’ NESTE SÁBADO


Evento será realizado das 10 às 17 horas e marca mais um momento da ação que proporciona novos lares a cães e gatos

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, por meio do Setor de Bem-Estar Animal, realiza neste sábado (27/06) mais uma edição presencial do projeto “Baby, me Leva!”. A ação ocorrerá das 10 às 17 horas no Suzano Shopping, localizado na rua Sete de Setembro, 555, com cães e gatos disponíveis para adoção responsável.

O “Baby, me Leva!” já proporcionou um novo lar para 2.486 cães e gatos desde sua implantação, em 2020. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa reforça as políticas públicas voltadas à adoção responsável e ao bem-estar animal na cidade. Somente neste ano, 218 animais foram adotados, sendo 131 cães e 87 gatos, resultado que demonstra a consolidação da iniciativa e a adesão da população à causa.

A atividade promove o contato direto de interessados com os cães e gatos colocados à disposição para adoção e conta com o apoio de protetores, cuidadores independentes e organizações não governamentais (ONGs), que mantêm os animais sob cuidados apropriados enquanto aguardam uma nova família. Eles também se comprometem com o acompanhamento dos processos de adoção e com a orientação dos novos tutores sobre seus deveres.

Além das edições presenciais, que ocorrem no Parque Max Feffer e no Suzano Shopping, o projeto conta com uma plataforma on-line (baby-me-leva.suzano.sp.gov.br/), na qual é possível consultar os perfis dos pets disponíveis. Os interessados em conhecer os animais também podem entrar em contato pelo telefone (11) 4745-2055 ou pelo e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br para obter mais informações e seguir com o processo de adoção.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, reforçou a importância da participação da população e destacou o impacto positivo da iniciativa. “O ‘Baby, me Leva!’ é um projeto que transforma a realidade dos animais e também das famílias que escolhem adotar. Cada edição presencial amplia essa oportunidade de encontro entre os pets e seus futuros tutores, sempre com orientação e responsabilidade. Nosso objetivo é incentivar a adoção consciente e garantir que mais cães e gatos tenham a chance de viver em um lar seguro, com cuidado, carinho e respeito”, afirmou.


 

TRANSPORTE PREPARA VIAS DO PARQUE SANTA ROSA PARA EXAMES PRÁTICOS DE MOTO DO DETRAN


Adequações na sinalização e na estrutura viária atendem às novas exigências do Contran e garantem a realização das provas em condições reais de circulação

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana concluiu nesta terça-feira (23/06) a preparação de um novo trecho viário no Parque Santa Rosa para receber os exames práticos de condução de motocicletas aplicados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

A mudança atende às novas diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinam que as avaliações sejam realizadas em vias públicas, com o trânsito em funcionamento, proporcionando aos candidatos uma experiência mais próxima da realidade encontrada no dia a dia.

Com a mudança, os candidatos passam a ser avaliados em um ambiente que reproduz desafios cotidianos da circulação urbana, como a aproximação de cruzamentos, o respeito à sinalização, a convivência com outros veículos e a atenção aos pedestres e ciclistas. A nova metodologia busca tornar o processo de habilitação mais completo e contribuir para a formação de motociclistas mais conscientes e aptos a conduzir com segurança.

Até então, as provas eram realizadas no Largo da Feira, na região central, em um ambiente isolado do fluxo regular de veículos. Com a atualização da legislação, tornou-se necessária a utilização de um espaço que reunisse diferentes elementos da circulação urbana, como rotatória, sinalização de parada obrigatória, faixa de pedestres, área destinada ao estacionamento e situações que simulassem o compartilhamento da via com ciclistas.

Após ser procurada pelo Detran para viabilizar um novo local para a aplicação dos exames, a Secretaria de Transporte identificou que o entroncamento das ruas dos Jasmins e dos Miosótis reunia as condições necessárias para receber a atividade. Desde então, equipes da pasta promoveram as adequações na sinalização horizontal e vertical, além dos ajustes necessários para garantir segurança aos candidatos e aos demais usuários da via.

O secretário Claudinei Galo destacou que o trabalho desenvolvido pela administração municipal representa uma parceria importante com a autarquia estadual e mostra o compromisso de Suzano com o cumprimento das normas nacionais de trânsito. “Assim que fomos procurados pelo Detran, buscamos um local que atendesse a todas as exigências estabelecidas pelo Contran para a realização dos exames práticos de motocicleta. Essa mudança representa um avanço importante porque aproxima a avaliação da realidade que o motociclista encontrará após conquistar a habilitação”, afirmou.


 

terça-feira, 23 de junho de 2026

NOVO CAPS NO PARQUE MARIA HELENA VAI AMPLIAR REDE DE SAÚDE MENTAL EM SUZANO


Unidade terá 12 leitos à disposição em 789 metros quadrados de área construída, estrutura moderna e espaços voltados ao acolhimento e ao tratamento humanizado dos pacientes

A Prefeitura de Suzano deu início às obras de construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), na esquina da rua Maria de Lourdes Martins Vieira com a rua Doutor Ademar Pereira de Barros, no Parque Maria Helena. Com investimento de R$ 4.136.204,50, sendo R$ 2.496.000,00 de recursos federais e R$ 1.640.204,50 de contrapartida municipal, o equipamento representará um importante reforço na rede de saúde mental e oferecerá uma estrutura moderna para acolhimento, tratamento e acompanhamento de pacientes.

O prefeito Pedro Ishi acompanhou o andamento da obra nesta sexta-feira (19/06) ao lado dos secretários municipais Alex Santos (Governo) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e do vereador Max Eleno Benedito, o Max do Futebol. Executados pela Scopus Construtora & Incorporadora Ltda., os trabalhos estão aproximadamente 10% concluídos e têm prazo de duração de 18 meses.

Nesta fase, foi realizado o estaqueamento da fundação por meio de hélice contínua, enquanto as equipes se preparam para iniciar a execução das vigas baldrame e dos blocos de concreto que darão sustentação ao prédio.

O futuro Caps III contará com área construída de 788,83 metros quadrados em um terreno de 1.614 metros quadrados, distribuídos em térreo e primeiro pavimento. No piso térreo serão implantadas recepção, salas de atendimento individualizado, sala de enfermagem e medicação, além de espaços destinados às atividades terapêuticas dos usuários. Já o primeiro pavimento reunirá área administrativa, sala de convivência, suítes destinadas ao repouso dos pacientes, posto de enfermagem e uma segunda sala de medicação.

A área externa também foi planejada para favorecer o processo terapêutico, com a implantação de um pátio central de atividades, pátio do silêncio e uma praça destinada às práticas coletivas e de integração.

O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos destacou que as obras estão em ritmo satisfatório. “Começamos muito bem os trabalhos. Trata-se de um equipamento de grande importância para Suzano, construído dentro dos mais modernos padrões para oferecer conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes de saúde”, afirmou Samuel Oliveira.

O secretário municipal de Saúde, William Harada, ressaltou que a nova unidade fortalecerá a assistência em saúde mental no município. “O Caps III amplia significativamente nossa capacidade de atendimento e representa um avanço importante na política pública de saúde mental. Será um espaço preparado para oferecer atendimento humanizado, acolhimento qualificado e suporte contínuo às pessoas que necessitam desse acompanhamento especializado”, disse.

O prefeito Pedro Ishi enfatizou que o investimento mostra que a gestão está comprometida com a ampliação da rede pública de saúde, sobretudo no eixo de saúde mental. “Estamos construindo um equipamento moderno, pensado para oferecer dignidade aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais. A saúde mental é uma prioridade da nossa gestão, e este novo Caps III será fundamental para ampliar o atendimento à população, garantindo uma estrutura completa, acolhedora e preparada para cuidar das pessoas com qualidade e respeito”, destacou o chefe do Executivo.

Além das autoridades já citadas, a vistoria também contou com as presenças do vereador Max Eleno Benedito, o Max do Futebol, dos engenheiros Davi Emerich e Cléber Ribas, do fiscal Carlos Eduardo Enjiogi Bizinha e do engenheiro da Secretaria de Manutenção, Alisson Gomes.


 

FRENTE FRIA TRAZ CHUVA E FRIO DE INVERNO NO ALTO TIETÊ


A chegada de uma frente fria intensifica as chuvas e derruba as temperaturas na região, trazendo sensação típica de inverno para os moradores.


O clima segue instável em Mogi das Cruzes e cidades vizinhas, com previsão de pancadas de chuva e queda acentuada nos termômetros. As mínimas devem variar entre 10°C e 12°C, enquanto as máximas não passam de 24°C. A quarta-feira será o dia mais frio, com máxima de apenas 14°C.


Salesópolis deve registrar os menores índices, com temperaturas entre 11°C e 21°C e acumulado de mais de 45 mm de precipitação. Em Suzano, Santa Isabel e Arujá, o cenário também será de tempo nublado e chuvas frequentes até o fim da semana.


A população é orientada a se preparar para o frio intenso e ficar atenta a possíveis pontos de alagamento, já que há risco de temporais acompanhados de raios.


 

PREFEITURA INICIA DISTRIBUIÇÃO DE UNIFORMES A MAIS DE 2 MIL ALUNOS DE ESCOLINHAS DE FUTEBOL


Entrega simbólica ocorreu nesta segunda-feira (22/06) para cem atletas no campo do Urupês e destacou investimento no esporte de base; prefeito Pedro Ishi esteve presente na atividade

O prefeito Pedro Ishi iniciou nesta segunda-feira (22/06) a entrega de uniformes para cerca de 2 mil alunos dos núcleos esportivos que atuam pela Liga Municipal de Futebol de Suzano. O chefe do Poder Executivo municipal, ao lado do vice-prefeito Said Raful e do secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, fez a distribuição simbólica de cerca de cem kits de uniformes para atletas que atuam no núcleo AAREC Urupês, no Parque Maria Helena.

A entrega contempla alunos distribuídos em dez núcleos de formação esportiva, que funcionam em diferentes pontos da cidade, garantindo acesso descentralizado às atividades. A ação busca não apenas equipar os jovens atletas, mas também fortalecer o vínculo com as escolinhas e incentivar a permanência dos alunos nos projetos esportivos.

O secretário de Esportes e Lazer lembrou o alcance social da ação e o impacto direto nas comunidades atendidas. “Chegar a mais de 2 mil crianças com esse projeto mostra o quanto o esporte é prioridade em Suzano. É um trabalho que vai além do futebol, pois envolve disciplina, convivência e formação cidadã. Ver o brilho no olhar dessas crianças é a maior recompensa”, declarou Nardinho.

“Investir no esporte é investir no futuro da nossa cidade. Cada criança que participa das escolinhas tem a oportunidade de desenvolver valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Estamos felizes em oferecer estrutura e incentivar a prática esportiva como instrumento de inclusão e transformação social”, declarou o vice-prefeito Said Raful.

Já o prefeito Pedro Ishi falou da felicidade ao ver o investimento contínuo no setor. “Estamos falando de uma política pública que transforma vidas. Cada uniforme entregue representa mais do que um material esportivo: é pertencimento, incentivo e oportunidade para nossas crianças”, afirmou.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Liga, Marcelo Luis Cardoso de Menezes; do coordenador da instituição, Bruno Alves Costa; dos diretores Clever de Miranda, o Bebê, e Manoel Gouveia, o Paraíba; e do secretário-geral do Sindicato dos Servidores, Carlos Amaro, o Grillo.

Futuro

A Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Liga, mantém dez núcleos de formação esportiva. A iniciativa oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com atividades voltadas ao desenvolvimento esportivo, social e educacional.

Os núcleos funcionam em campos já existentes, com turmas organizadas nos períodos da manhã e da tarde ao longo da semana. A proposta é descentralizar o acesso às atividades, permitindo que moradores de diferentes bairros participem sem a necessidade de grandes deslocamentos, ampliando as oportunidades e incentivando a prática esportiva desde a infância.

Para participar, os interessados devem comparecer diretamente ao núcleo desejado, acompanhados por um responsável, e realizar o cadastro com o professor no local.

Confira os horários e locais dos núcleos de futebol

Cidade Miguel Badra – Campo E.C. Águia do Badra

Rua Mario Bochetti, 480 – Miguel Badra Baixo

Dias: segunda e quarta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim São José – Botafogo F.C.

Rua Turquia, 504 – Jardim São José

Dias: terça e quinta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim Colorado – Campo C.R. Cacique

Rua Jeca Tatu, 1.463 – Jardim Cacique

Dias: segunda e quarta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim Imperador – Campo Guarani F.C.

Avenida Senador Roberto Simonsen, 216 – Jardim Imperador

Dias: terça e quinta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim Margareth

Rua Otacílio Gervásio dos Santos, 272 – Jardim Margareth

Dias: segunda e quarta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Raffo – Campo Raffo F.C.

Rua Antônio Barbosa de Lima, 214 – Chácaras Ceres

Dias: terça e quinta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Parque Maria Helena – Campo A.A.R.E.C. Urupês

Rua Dr. Ademar Pereira de Barros, 420 – Parque Maria Helena

Dias: segunda e quarta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim Vitória – E.C. Jardim Vitória

Rua Leonardo Pinto Mendonça, 23 – Jardim Vitória

Dias: terça e quinta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Jardim Fernandes – Campo E.C. Jardim Fernandes

Estrada do Ribeirão, 230 – Jardim Fernandes

Dias: segunda e quarta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas

Projeto (Núcleo Adicional)

Rua Yolanda Shigueka Sudô, 158 – Cidade Boa Vista

Dias: terça e quinta-feira

Horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas


 

PREFEITO ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE AVENIDA NO JARDIM GARDÊNIA AZUL


Anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Ishi durante entrega da 1ª fase da horta comunitária e plantio de mudas em faixa de dutos da Transpetro

A avenida Deputado José de Souza Candido, no Jardim Gardênia Azul Gleba II, região norte de Suzano, vai receber pavimentação com bloquetes intertravados. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Ishi no último sábado (20/06), durante a entrega da 1ª fase do projeto de plantio e horta comunitária em uma faixa de dutos da Transpetro no cruzamento da via com a estrada Portão do Honda.

Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço para dar início ao processo licitatório que vai viabilizar a pavimentação. A intervenção representa uma nova etapa do trabalho de melhorias e modernização do bairro, que tem recebido importantes investimentos nos últimos anos.

Além da futura obra, Pedro Ishi também anunciou outras ações previstas para a região, como a implantação de iluminação 100% em LED, tratativas com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para ampliação da rede de captação de esgoto e a realização de serviços de zeladoria, incluindo capinação, pintura de sinalização viária e demais ações de manutenção urbana.

O novo anúncio se soma a outras conquistas recentes do bairro. Em fevereiro, a Prefeitura de Suzano entregou 180 matrículas de unidades habitacionais para moradores do Jardim Panorama, na mesma região, encerrando uma etapa do processo de regularização fundiária que alcançou 465 lotes na região. A iniciativa consolidou uma luta histórica da comunidade e contou com o trabalho da equipe técnica da Diretoria de Habitação, da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, que também contribuiu para a criação da Associação dos Moradores do Alto da Guadalupe (Amag).

O bairro também vem recebendo avanços em serviços públicos desde 2017, como a implantação da coleta seletiva de lixo. Em 2021, a administração municipal anunciou a regularização das redes de abastecimento de água para 2,9 mil famílias da região.

Transpetro

Durante o evento do último sábado, a Prefeitura também entregou a 1ª fase do projeto de plantio e horta comunitária na faixa de dutos da Transpetro. O espaço recebeu mais de 20 mudas de árvores e uma horta comunitária, que será cuidada e utilizada pela população local. Para o segundo semestre, a área também deve ser contemplada com novos equipamentos de lazer e convivência, incluindo playground para as crianças, quadra poliesportiva e academia ao ar livre.

O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou que a pavimentação da avenida Deputado José de Souza Candido representa um avanço importante para a mobilidade e para a qualidade de vida dos moradores. “A revitalização desta via é uma demanda significativa e faz parte de um conjunto de melhorias que a administração municipal vem construindo para a região. Além da pavimentação, seguimos atuando com zeladoria, iluminação, plantio e outras ações que transformam o bairro e atende diretamente a população”, afirmou.

O prefeito Pedro Ishi ressaltou que o anúncio dá continuidade ao compromisso firmado com os moradores. “Todas essas melhorias fazem parte de um trabalho que vem sendo construído há anos com a população do bairro. A futura pavimentação da avenida Deputado José de Souza Candido é uma conquista muito importante e se soma à horta comunitária, ao plantio de mudas e às demais ações de manutenção. Esse trabalho começou ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e agora seguimos dando continuidade, com novas entregas e projetos para melhorar a vida das famílias”, destacou.

Também participaram do evento a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; os secretários Renata Priscila Magalhães (Educação), Alex Santos (Governo), André Chiang (Meio Ambiente) e Paulo Pavione (Comunicação Pública); os vereadores André Marcos de Abreu, o Pacola, Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, e José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.


 

COMPLEXO PORTELÃO RECEBE ABERTURA DA 2ª COPA GOSPEL 2026


Evento reuniu representantes das 32 equipes que vão disputar a competição, além do prefeito Pedro Ishi e demais autoridades municipais

O Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, recebeu no último sábado (20/06) a cerimônia de abertura da 2ª Copa Gospel 2026. O evento teve início às 19 horas e contou com as presenças de representantes das 32 equipes que vão disputar o torneio, além do prefeito de Suzano, Pedro Ishi.

A competição será disputada por times ligados a igrejas e comunidades religiosas, reforçando a proposta de unir esporte, fé, convivência e integração entre os participantes. As equipes estão divididas em oito grupos, com quatro times em cada chave. Seguindo o formato tradicional de torneios de futebol, os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a próxima fase.

A estreia está marcada para o dia 4 de julho, primeiro fim de semana do mês. No Portelão, o jogo de abertura será realizado às 9 horas, entre Primeira Igreja Batista de Poá e CCB Jardim Cacique, equipes que integram o grupo A. No mesmo dia e horário, na quadra do Sesc, também se enfrentam os outros dois times da chave: Igreja Conexão Garage Vinha e Comunidade Cristã Semear.
O secretário municipal de Governo, Alex Santos, pasta responsável pela organização do evento, destacou que a realização da 2ª Copa Gospel reforça o compromisso da administração municipal com ações que aproximam o poder público das comunidades. “O torneio é uma oportunidade de reunir diferentes igrejas em torno de uma iniciativa positiva, que valoriza o esporte, a fé e o espírito de união. Nossa missão, enquanto Secretaria de Governo, é construir pontes com a população e apoiar projetos com este objetivo”, declarou.

O prefeito Pedro Ishi destacou a importância da competição como forma de fortalecer o vínculo entre as comunidades religiosas e incentivar a prática esportiva no município. “A Copa Gospel é uma competição que vai muito além do resultado dentro de quadra. Ela representa união, respeito, amizade e integração entre as igrejas, utilizando o esporte como ferramenta de convivência e promoção de valores. É uma alegria ver tantas equipes participando desta segunda edição e fortalecendo esse projeto em Suzano”, afirmou.

Além do prefeito, participaram da cerimônia a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; os secretários municipais de Governo, Alex Santos, de Comunicação Pública, Paulo Pavione, e de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho; e o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.