sábado, 27 de junho de 2026

PREFEITURA INAUGURA SEGUNDA CASA DE CULTURA NA REGIÃO DE PALMEIRAS


Suzano inaugurou neste sábado (27) a segunda Casa de Cultura na região de Palmeiras, localizada no Jardim Belém, ampliando o acesso da população a atividades artísticas e educativas. O espaço recebeu o nome de Ari de Jesus Cardoso, conhecido como “Tio Ari”, servidor público que dedicou mais de três décadas à prefeitura e foi homenageado pela comunidade.


Com 387 metros quadrados, a unidade conta com recepção, biblioteca, sala multiuso, almoxarifado, banheiros e área externa para apresentações, podendo atender mais de mil pessoas por mês. Entre as oficinas oferecidas estão desenho, ballet, ritmos, street dance, violão e graffiti. As inscrições começam na segunda-feira (29), exigindo idade mínima de sete anos e comprovante de endereço. As aulas terão início em agosto.


A biblioteca inicia com 1.093 livros disponíveis para empréstimo mediante cadastro, com previsão de atender cerca de 600 pessoas por mês. Para viabilizar o funcionamento, a prefeitura investiu R$ 80 mil em pintura, mobiliário, internet e melhorias. Além disso, a Rua Antônio Binotti, onde está localizada a unidade, será pavimentada com recursos federais articulados pelo deputado Márcio Alvino e pelo vereador Rogério Castilho.


Segundo o secretário de Cultura, José Luiz Spitti, já está em planejamento a implantação de uma terceira Casa de Cultura em Palmeiras, reforçando a descentralização das políticas culturais e ampliando o acesso da população às artes e à educação.

ARENA SUZANO RECEBE EVENTOS DE JUDÔ NESTE FIM DE SEMANA


A competição promete reunir atletas e equipes em disputas dinâmicas, fortalecendo a modalidade no município e ampliando a participação de Suzano no calendário esportivo estadual

A Arena Suzano recebe neste fim de semana dois eventos voltados ao judô, com entrada aberta ao público. Neste sábado (27/06), o equipamento esportivo, localizado no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), será palco do Campeonato Paulista de Judô de Veteranos. A programação começa às 8h30, com a cerimônia de abertura, enquanto as lutas estão marcadas para ter início às 9 horas.

Já no domingo (28/06), a Arena Suzano sediará o Grand Prix de Judô por Equipes 2026, organizado conjuntamente pelas 1ª e 10ª Delegacias Regionais da Federação Paulista de Judô (FPJudô). A competição promete reunir atletas e equipes em disputas dinâmicas, fortalecendo a modalidade no município e ampliando a participação de Suzano no calendário esportivo estadual.


 

sexta-feira, 26 de junho de 2026

CASARÃO DAS ARTES RECEBE 4º ENCONTRO DE VIOLÃO DO PROFART NESTE SÁBADO


Evento é aberto ao público e terá participação de 120 alunos dos centros culturais de Suzano em momento de formação artística, convivência e valorização cultural

O Casarão das Artes de Suzano (rua Vinte e Sete de Outubro, 271, Centro) recebe neste sábado (27/06) o 4º Encontro de Violão do Programa de Formação Artística (Profart), atividade que reúne convivência e apresentações musicais. O evento será aberto ao público e ocorrerá das 14 às 17 horas.

Realizado anualmente, sempre ao final do primeiro semestre, o encontro contará com a participação de 120 alunos do curso de violão do Profart, vinculados ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Centro Cultural Casa Branca, Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato, Centro Cultural Boa Vista, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Gardênia Azul e Casa de Cultura de Palmeiras.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de se apresentarem ao público, fortalecendo a confiança, a expressão artística e as habilidades desenvolvidas ao longo das aulas. A programação também busca aproximar familiares, professores e comunidade, valorizando o processo de aprendizagem musical realizado nos espaços culturais do município.

Durante o encontro, os alunos apresentarão um repertório preparado especialmente para a atividade, com músicas trabalhadas durante o semestre. A abertura vai contar com apresentação da música “A Casa”, de Vinícius de Moraes. Outras canções serão: “Serenô”, de Antônio Almeida; “Estrada da Vida”, de José Rico; “Está Chegando a Hora”, de Quirino Mendoza y Cortés; “Lenha”, de Zeca Baleiro; “Ainda é Cedo”, da Legião Urbana; e “Ode à Alegria”, de Beethoven. Ao final, todas as turmas tocam “Te Ver”, do Skank.

“O 4º Encontro de Violão é um momento de socialização, aprendizado e experiência para os nossos alunos. Por meio das apresentações, eles conseguem mostrar ao público o resultado do que foi desenvolvido durante as aulas ao longo do 1º semestre. Agradeço a todos os envolvidos por mais uma realização e convido a população a prestigiar a apresentação das nossas turmas”, disse a coordenadora das oficinas do Profart, Alessandra Dunia.

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, ressaltou a importância do programa na formação e na democratização do acesso à arte em Suzano. “O Profart tem um papel muito importante na formação cultural da nossa cidade, porque oferece oportunidades para que crianças, jovens e adultos tenham contato com diferentes linguagens artísticas. O Encontro de Violão é uma forma de valorizar esse aprendizado e mostrar à população o resultado de um trabalho contínuo desenvolvido nos centros culturais”, afirmou.


 

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA BANCO DIGIMAIS, CONTROLADO POR EDIR MACEDO, POR FRAUDES NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


Operação Miragem bloqueou até R$ 670 milhões em bens e apura manipulação de balanços e operações ilegais.


A Polícia Federal deflagrou a Operação Miragem em 23 de junho de 2026 para investigar o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo e determinou o bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores, além da quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados. Segundo a PF, o banco teria manipulado sistematicamente seus balanços contábeis, supervalorizado ativos e criado receitas artificiais de centenas de milhões de reais, além de realizar operações de crédito vedadas e inserir dados falsos em sistemas oficiais do Banco Central.


Macedo assumiu o controle integral do Digimais em 2020, após a reestruturação do antigo Banco Renner, e figura entre os responsáveis pelas decisões estratégicas da instituição. Apesar de residir no exterior, foi incluído no pedido de sequestro e bloqueio de bens. O Digimais declarou estar à disposição para colaborar com as autoridades e reafirmou compromisso com transparência, enquanto a defesa de Macedo afirmou não ter acesso aos autos e preferiu não comentar.


Fundado em 1981 como Banco Renner, em Porto Alegre, o Digimais foi rebatizado em 2020 e passou a atuar como banco digital. Em 2025, Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, assumiu como CEO. No início de 2026, o BTG Pactual anunciou acordo para comprar o Digimais, condicionado à aprovação regulatória. Os investigados podem responder por crimes previstos na Lei nº 7.492/1986, como gestão fraudulenta, inserção de dados falsos e operações de crédito vedadas.


Fonte: https://tinyurl.com/digimaisedir

POPULAÇÃO DE PALMEIRAS GANHA SEGUNDA CASA DE CULTURA NO JARDIM BELÉM


Novo equipamento será inaugurado neste sábado (27/06) e terá 408 vagas para oficinas de desenho, ballet, ritmos, street dance, violão e graffiti

A Prefeitura de Suzano entrega neste sábado (27/06), a partir das 10 horas, a Casa de Cultura de Palmeiras II Ari de Jesus Cardoso, localizada na rua Antonio Binotti, 332, no Jardim Belém. O novo espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, terá capacidade para atender mais de mil pessoas por mês e ampliará a oferta de atividades culturais de forma descentralizada criando novas oportunidades de acesso à formação artística com a realização de cursos, oficinas e ações culturais.

A programação de inauguração começará às 9h30 com a apresentação do músico Babi Ferreira, seguida pelo cerimonial de entrega com discursos das autoridades. O prefeito Pedro Ishi e o secretário José Luiz Spitti participarão do evento de entrega.

O equipamento tem 387 metros quadrados (m²), sendo 192 m² de área construída, e conta com recepção, sala de espera, biblioteca, sala multiuso, almoxarifado, banheiros e uma ampla área externa preparada para receber eventos, apresentações e ações de formação artística. Para viabilizar o início das atividades, foram investidos aproximadamente R$ 80 mil de recursos municipais em melhorias e adequações, incluindo pintura, aquisição de mobiliário, instalação de rede de internet e demais intervenções necessárias para garantir conforto, segurança e qualidade no atendimento ao público.

Entre os destaques da nova unidade estão as oficinas culturais que serão oferecidas por meio do Programa de Formação Artística (Profart). Ao todo, serão disponibilizadas 408 vagas distribuídas entre cursos de desenho, ballet, ritmos, street dance, violão e graffiti. A definição das modalidades levou em consideração a demanda identificada na região, contemplando tanto atividades já procuradas pela população quanto novas opções que ampliam as possibilidades de aprendizado e expressão artística para crianças, jovens e adultos.

Os cursos de ballet, desenho e violão chegam para complementar o trabalho já desenvolvido em outros equipamentos culturais do município, enquanto as oficinas de graffiti, street dance e ritmos representam novas oportunidades para os moradores do bairro e arredores. A expectativa é de que as inscrições sejam abertas no segundo semestre deste ano, com início das atividades previsto para agosto de 2026.

Outro diferencial da Casa de Cultura Ari de Jesus Cardoso será a biblioteca, que iniciará suas atividades com um acervo de quase mil livros. O espaço permitirá o empréstimo de exemplares mediante cadastro dos usuários e contribuirá para o incentivo à leitura, à pesquisa e ao desenvolvimento educacional de moradores da região sul da cidade. Das mais de mil pessoas estimadas para serem atendidas mensalmente, cerca de 600 devem ser de forma orgânica para atividades de leitura, convivência e participação em eventos culturais.

O secretário municipal de Cultura lembrou que a inauguração representa mais um avanço no processo de descentralização das ações culturais, levando oportunidades de formação artística e acesso à cultura para mais perto da população de Palmeiras. “O objetivo é garantir que a cultura esteja presente em todas as regiões da cidade, oferecendo espaços de qualidade para o desenvolvimento de talentos, o fortalecimento da identidade cultural e a ampliação do acesso à arte. Esta nova casa de cultura nasce para ser um ponto de encontro da comunidade e um ambiente de transformação por meio da cultura”, afirmou Spitti.

Já o prefeito pontuou que a entrega do equipamento amplia o acesso da população aos serviços culturais e fomenta a formação cidadã por meio da arte. “Estamos investindo em espaços que geram oportunidades, conhecimento e inclusão. A Casa de Cultura de Palmeiras foi pensada para atender uma demanda importante da região, oferecendo atividades que contribuem para o desenvolvimento pessoal e social de crianças, jovens e adultos. É mais um equipamento público que chega para fortalecer a cultura e aproximar ainda mais os serviços da população”, declarou.

Homenagem

Ari de Jesus Cardoso, o “Tio Ari”, nasceu em 6 de agosto de 1957, em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, e cresceu em uma família de oito irmãos. Filho de Roberto Cardoso e Julieta de Lima Cardoso, iniciou sua trajetória de trabalho ainda na infância, ajudando os pais em uma olaria. Conhecido pelo jeito alegre e pela personalidade cativante, construiu ao longo da vida uma história marcada pela dedicação e pelo respeito às pessoas ao seu redor.

Aos 19 anos, casou-se com Maria de Freitas Cardoso, com quem teve três filhos: Ednei, Elisandra e Mirian. Embora o casal tenha se separado alguns anos depois, Tio Ari sempre manteve forte vínculo com a família, que foi uma das bases de sua vida.

Em 1985, aos 28 anos, ingressou na Prefeitura de Suzano como motorista, função que exerceu com dedicação até o último dia de sua vida, em 29 de junho de 2016. Durante mais de três décadas de serviço público, conquistou o respeito de colegas e amigos.


 

quinta-feira, 25 de junho de 2026

GOVERNO ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA A CAZÉ TV POR EXCESSO DE BETS


O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), abriu uma investigação preliminar contra a CazéTV por suposta publicidade abusiva de apostas durante transmissões da Copa do Mundo. O caso envolve a promoção de casas de apostas em jogos como Inglaterra x Gana, Argentina x Áustria e Uruguai x Cabo Verde.


A Senacon avalia se houve prática abusiva ao vincular a paixão pelo futebol às apostas, aproveitando-se da deficiência de julgamento do consumidor. Também está em análise se a participação de narradores e comentaristas confundiu o público entre conteúdo editorial e publicitário.


A apuração se baseia na Lei nº 14.790/2023, no Código de Defesa do Consumidor e em portaria da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, que proíbe propagandas que sugiram ganho fácil, incentivem apostas excessivas ou induzam a ideia de que conhecimento esportivo garante resultados.


A CazéTV, comandada por Casimiro Miguel, detém os direitos de transmissão de todos os 104 jogos da Copa no YouTube. Até o momento, não houve resposta oficial do canal às solicitações da imprensa.






 

SUZANO PROMOVE MELHORIAS EM MAIS DE 260 VIAS PÚBLICAS NO MÊS DE MAIO


No total, Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana realizou intervenções em 108 locais com reforço na sinalização e em outros 155 por meio da Operação Tapa-Buraco

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana realizou melhorias em 263 vias públicas de Suzano durante o mês de maio, por meio das ações de sinalização viária e manutenção. No período, foram atendidos 108 trechos em 51 bairros, que ficaram melhor sinalizados com os serviços, e outros 155 em 48 bairros pela Operação Tapa-Buraco, que utilizou 616,40 toneladas de massa asfáltica.

As intervenções de sinalização incluíram pintura de solo, demarcações viárias, instalação e manutenção de placas de trânsito e outras ações complementares. Entre os destaques estão a implantação e revitalização de 24 lombadas, a pintura de 50 faixas de pedestres, a instalação ou manutenção de 84 placas de sinalização vertical e a construção de 24 rampas de acessibilidade.

O trabalho também contemplou melhorias voltadas ao transporte coletivo e à inclusão, com a implantação e manutenção de sete abrigos de ônibus, além da criação ou revitalização de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (7) e idosos (6).

Além das ações de infraestrutura, a pasta realizou 21 operações de fiscalização dos serviços de transporte somente em maio. As atividades envolveram o acompanhamento do transporte regular, complementar, táxis e transporte escolar, garantindo o cumprimento das normas e mais segurança aos usuários. Outro serviço que registrou procura significativa foi a emissão de credenciais de estacionamento. Durante o mês, foram realizados 130 atendimentos para idosos e 81 para pessoas com deficiência, assegurando o acesso às vagas especiais previstas em lei.

Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, os resultados são satisfatórios e mostram o intenso trabalho realizado em diferentes frentes pela pasta. “A equipe atua diariamente para garantir uma cidade mais segura, organizada e acessível. Além dos serviços de sinalização e conservação das vias, temos reforçado a fiscalização do transporte e ampliado o atendimento à população por meio da emissão de credenciais para idosos e pessoas com deficiência. São ações que impactam diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos suzanenses”, afirmou.


 

‘OPERAÇÃO COPA SEGURA’ DETÉM FORAGIDO E APREENDE MOTOCICLETA DURANTE JOGO DO BRASIL


Ação integrada entre GCM, Polícia Militar e Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana mobilizou 22 agentes e reforçou a segurança em diferentes pontos de Suzano na noite desta quarta-feira (24/06)

A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano deteve um foragido da Justiça e apreendeu uma motocicleta na segunda edição da “Operação Copa Segura”, realizada na noite desta quarta-feira (24/06) na região do Jardim Colorado. A ação foi promovida de forma integrada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir a segurança da população e a preservação da ordem pública durante a transmissão do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo Fifa 2026.

A operação ocorreu entre 18 horas e 23h30, mobilizando 22 agentes e 11 viaturas, sendo sete da GCM e quatro da PM. As equipes fizeram patrulhamento preventivo, bloqueios estratégicos e fiscalizações em diversos pontos, intensificando a presença das forças de segurança no período de maior circulação de pessoas.

Ao longo da ação, foram abordadas 54 pessoas e fiscalizados 16 veículos, sendo cinco automóveis e 11 motocicletas. O trabalho integrado possibilitou a identificação e a captura de um indivíduo procurado pela Justiça, que foi detido e levado para a Delegacia Central de Polícia. Também foi efetuado o recolhimento de uma motocicleta ao Pátio Municipal após constatação de irregularidades.

Pela prefeitura, participaram da operação equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) e viaturas operacionais da GCM, além de servidores do Departamento de Trânsito.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, parabenizou os agentes envolvidos na ação e comemorou os resultados. “A operação foi eficiente e mostra que o trabalho conjunto faz a diferença. Além de garantir um ambiente mais seguro para que a população acompanhasse a partida da seleção brasileira, a ação resultou na captura de um procurado pela Justiça e na fiscalização preventiva de indivíduos e veículos”, avaliou.


 

SUZANO LANÇA ‘MOEDA AMBIENTAL’ QUE TRANSFORMA RECICLÁVEIS EM CRÉDITOS PARA ALIMENTAÇÃO


Moradores e associações podem trocar garrafas PET e latas de alumínio por créditos em vale-refeição para uso no comércio local

Suzano passou a contar com uma nova iniciativa que alia sustentabilidade, geração de renda e valorização da reciclagem. Lançado em maio pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Suzano (Univence), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto “Renda Verde” cria uma espécie de “moeda ambiental”, que permite aos moradores e associações trocarem garrafas PET e latas de alumínio por créditos em vale-alimentação e refeição, que podem ser utilizados em estabelecimentos comerciais da cidade.

A proposta tem como objetivo ampliar a destinação correta de materiais recicláveis, fortalecer a atuação dos catadores e oferecer uma alternativa de complemento de renda para a população. Apenas no primeiro mês de funcionamento, o projeto já contabilizou cerca de cem cadastros.

Pela iniciativa, cada quilo de garrafas PET – equivalente a aproximadamente 20 unidades – gera R$ 1 em crédito. Já as latas de alumínio possuem valor maior de conversão: cada quilo, cerca de 80 unidades, corresponde a R$ 8 em créditos.

Para participar, os interessados devem realizar gratuitamente a inscrição em um dos pontos de coleta parceiros, como igrejas e associações. Após o cadastro, os materiais recicláveis podem ser entregues semanalmente, conforme os dias e horários definidos em cada local.

A equipe da Univence é responsável pela pesagem dos materiais e pelo registro dos créditos. Mensalmente, o valor acumulado é disponibilizado em cartão para utilização no comércio local, por meio de vale-alimentação ou refeição.

O projeto surge como uma solução inovadora que une educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Como exemplo, um participante que reúna semanalmente cerca de dez quilos de garrafas PET e dois quilos de latas de alumínio pode acumular R$ 26 em créditos por semana, totalizando R$ 104 ao final de um mês.

Para a presidente da Univence, Ingrid Brum, o projeto fortalece a reciclagem como instrumento de transformação social e ambiental. “O ‘Renda Verde’ foi criado para aproximar ainda mais a população da reciclagem, mostrando que os resíduos recicláveis possuem valor econômico e ambiental. Com o apoio dos parceiros e da Prefeitura de Suzano, conseguimos ampliar o alcance da iniciativa, reduzir o descarte irregular e valorizar o trabalho dos catadores, que desempenham papel fundamental na construção de uma cidade mais sustentável”, destacou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforça que a ação está alinhada às políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à educação ambiental e à geração de oportunidades para a população. Para o chefe da pasta, André Chiang, a iniciativa demonstra, na prática, como a sustentabilidade pode gerar benefícios ambientais, sociais e econômicos. “A ‘moeda ambiental’ mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes resultados. Ao separar corretamente os materiais recicláveis, o morador contribui para a preservação do meio ambiente, fortalece o trabalho desenvolvido pela cooperativa e ainda recebe um retorno que pode auxiliar no orçamento familiar. É uma ação que une consciência ambiental, cidadania, inclusão social e valorização da economia local”, afirmou.