quinta-feira, 3 de abril de 2025

SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES E ATENDE 2,7 MIL PESSOAS COM 495 EXAMES NA CAMPANHA CONTRA A TUBERCULOSE


A ação de busca ativa realizada na segunda quinzena de março possibilitou a identificação de 22 casos da doença, garantindo atendimento adequado e orientações para cada paciente.

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu uma ampla campanha contra a tuberculose, realizada entre 17 e 31 de março, alcançando um total de 2.723 munícipes e realizando 495 exames. A ação de busca ativa em toda a cidade permitiu a identificação de 22 casos da doença, que foram prontamente acolhidos nas unidades da Atenção Básica, garantindo o início do tratamento precoce com foco na cura e acompanhamento especializado pelo Ambulatório Municipal de Tisiologia.

A iniciativa contou com a mobilização de cerca de cem Agentes Comunitários de Saúde (ACS), reforçando a importância do diagnóstico rápido da enfermidade por meio do exame de escarro. Os sintomas que indicam necessidade de atenção incluem tosse seca ou com expectoração por mais de três semanas, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre ao final do dia e suores noturnos. Identificar esses sinais precocemente pode ser crucial para o sucesso do tratamento e a recuperação dos pacientes.

Um dos momentos mais marcantes da campanha aconteceu em 24 de março, data em que foram realizadas atividades especiais para celebrar o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Tuberculose. Todos os postos de saúde do município participaram dessa mobilização, promovendo palestras educativas, distribuição de materiais informativos, além da detecção de casos suspeitos e encaminhamento dos pacientes para acompanhamento médico adequado.

O trabalho de prevenção e combate à tuberculose é realizado ao longo de todo o ano, mas recebe intensificação em dois períodos estratégicos: março e setembro. Nestes meses, equipes da Saúde reforçam a conscientização da população, orientando até mesmo aqueles que não apresentam sintomas a procurarem informações e acompanhamento nos postos de saúde, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz.

A cidade conta com diversas unidades de Atenção Básica, cujos endereços podem ser acessados em . Além disso, Suzano dispõe de um Ambulatório Municipal de Tisiologia, localizado no prédio anexo à UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II (Avenida Paulo Portela, 205 – Centro). O espaço passou por uma revitalização completa em 2023, incluindo troca de piso, renovação da mobília, pintura, asfaltamento do estacionamento e melhorias na acessibilidade, garantindo um ambiente mais confortável e funcional para os pacientes.

O trabalho realizado pela equipe de Saúde tem sido reconhecido, e em 2023 o Ambulatório Municipal de Tisiologia recebeu o prêmio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo. A conquista veio após o município atingir as metas estipuladas nas 1ª e 2ª etapas da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, consolidando o compromisso de Suzano com o controle da tuberculose e garantindo um atendimento eficiente e humanizado à população.

A enfermeira Elizângela Lopes de Assis Lima destacou a importância da mobilização conjunta da equipe de Saúde. “Estamos cumprindo nosso papel e colaborando para o combate à tuberculose em Suzano. O trabalho integrado entre os profissionais garante a identificação, o diagnóstico, o tratamento e a cura da doença, evitando complicações de saúde e riscos à vida”, pontuou.

Já o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, parabenizou os profissionais pelos resultados alcançados. “É uma grande satisfação contar com essa equipe dedicada. A busca ativa exige empenho, conhecimento e comprometimento, e nossas equipes da Saúde estão sempre preparadas para garantir um atendimento rápido, eficiente e de qualidade para os munícipes de Suzano”, afirmou.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário