sexta-feira, 16 de maio de 2025

DIREITA PROTOCOLOU A (CPMI) DO INSS.


Parlamentares da oposição apresentaram um pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar possíveis fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente ligadas a descontos indevidos em benefícios de aposentados.

O requerimento reuniu 259 assinaturas, sendo 223 de deputados e 36 de senadores, número superior ao mínimo necessário para a instalação da comissão. A iniciativa foi liderada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

Apesar da mobilização, o pedido ainda não foi formalmente protocolado no sistema do Congresso. Os parlamentares aguardam agora uma decisão do presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), sobre o andamento da proposta.

O caso envolve suspeitas de um esquema bilionário de fraudes, com descontos irregulares aplicados por entidades nos benefícios previdenciários. Investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) indicam a participação de organizações e servidores públicos nessas irregularidades.

Com a CPMI, a oposição pretende aprofundar as investigações, responsabilizar os envolvidos e propor soluções para evitar novos casos semelhantes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário