Trabalho ocorrerá na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, entre 8 e 16 horas, para garantir consultas, avaliações odontológicas e aplicação de vacinas
O projeto “Saúde Itinerante”, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Suzano e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), volta ao bairro Fazenda Aya neste sábado (05/07) para realizar a sétima ação do ano, dando continuidade aos 1.833 atendimentos que já foram prestados à população local em 2025. Assim como ocorreu nas edições anteriores, a atividade ocorrerá na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy (Estrada Fazenda Viaduto 6.000), entre 8 e 16 horas.
Os serviços contemplarão consultas médicas, avaliações odontológicas, aplicação de vacina contra a gripe, procedimentos de auriculoterapia, entrega de resultados de exames, aferição de pressão arterial e glicose e também atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. Para receber os referidos cuidados, os munícipes precisarão apresentar documento pessoal, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A mais recente mobilização neste local aconteceu no dia 7 de junho, quando foram realizadas 386 ações, incluindo 76 consultas médicas, 59 aferições de pressão arterial, 59 aferições de glicose, 29 avaliações odontológicas, 15 coletas de exames laboratoriais, 29 procedimentos de auriculoterapia, duas palestras sobre Educação em Saúde, 20 solicitações de exames laboratoriais, 88 aplicações de vacina contra a gripe (Influenza) e nove aplicações de doses de outros imunizantes.
Em 10 de maio, foi organizada a quinta atividade do ano, quando foram realizadas 219 ações, incluindo 48 consultas médicas, 37 aferições de pressão arterial, 37 aferições de glicose, 31 avaliações odontológicas, três coletas de exames laboratoriais, 34 procedimentos de auriculoterapia, duas palestras de Educação em Saúde, 14 solicitações de exames laboratoriais e 13 aplicações da vacina contra a gripe.
No dia 12 abril, na quarta ação de 2025, foram feitos 339 atendimentos entre procedimentos clínicos, preventivos e educativos. A população teve acesso a 75 consultas médicas, 15 odontológicas, 11 atendimentos de enfermagem, 57 aferições de pressão arterial e 57 aferições de glicose, além da coleta de 12 exames laboratoriais, 12 solicitações de exames complementares e 49 sessões de auriculoterapia.
Em 8 de março, a terceira atividade deste ciclo de atendimentos contemplou os moradores da localidade com mais 243 procedimentos. Nesta oportunidade, foram proporcionadas 58 consultas médicas, 37 aferições de pressão arterial, 37 aferições de glicose, 22 avaliações odontológicas, dez coletas de exames laboratoriais, 43 procedimentos de auriculoterapia, 14 coletas de exames de papanicolau, uma palestra de Educação em Saúde e 21 solicitações de exames laboratoriais.
Quatro semanas antes, no dia 8 de fevereiro, foi promovida a segunda visita do projeto no ano, quando foram ofertados 241 procedimentos. Os atendimentos viabilizados nesta ocasião permitiram que fossem realizadas 51 consultas médicas, 42 aferições de pressão arterial, 42 aferições de glicose, 19 avaliações odontológicas, 19 coletas de exames laboratoriais, 30 aplicações de auriculoterapia e 38 solicitações de exames laboratoriais.
O cronograma de serviços de 2025 foi iniciado em 4 de janeiro. Nesta data, foram registradas 66 consultas médicas, 65 aferições de pressão arterial, 65 aferições de glicose, 46 solicitações de exames laboratoriais, quatro coletas, 34 auriculoterapias, 21 avaliações odontológicas, com a “Carreta da Odontologia”, e duas palestras de Educação em Saúde, totalizando 405 procedimentos.
O trabalho desenvolvido de forma contínua nesta localidade tem possibilitado o acompanhamento de médicos generalistas e profissionais de Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos munícipes não só da Fazenda Aya, mas também de outros bairros do entorno, como Cidade Edson, Vila Aparecida e Chácara Estância Paulista.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, parabenizou as equipes envolvidas na ação e elogiou a população que tem comparecido ao local. “O bairro Fazenda Aya fica distante do centro e, por isso, é fundamental que receba ações como essa. As equipes do INTS têm feito um grande trabalho porque também estamos contando com a adesão dos pacientes. Essa atividade leva os serviços de Saúde aos quatro cantos da cidade”, salientou Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário