Profissionais estiveram em São Paulo onde puderam refletir sobre ensinamentos voltados ao bem-estar dos alunos
A Secretaria Municipal de Educação garantiu uma ação formativa para 44 coordenadores pedagógicos sobre o cotidiano das infâncias. Os profissionais da educação infantil, que compreende as creches e a pré-escola, estiveram no Sesc 14 Bis, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, na última quarta-feira (30/07), onde puderam ter contato com referências sobre ensinamentos que podem garantir maior bem-estar aos alunos.
Na oportunidade, eles participaram da exposição “Pausa”, da artista Stela Barbieri, que propõe uma discussão sobre questões profundas a partir de uma série de perguntas. As indagações convidam os presentes a pensar sobre o “O que é uma pausa?”; “Como nossos sentidos são acionados durante uma pausa?”; “Como as pausas se produzem nos tempos?”; “Quais espaços podem proporcionar pausas nos cotidianos de bebês e crianças?”; e “Que tipos de experiências são possíveis em uma pausa?”.
A visita propiciou um momento rico de reflexão e diálogo com os profissionais das infâncias, favorecendo o olhar sensível para o tempo das crianças e a importância de reconhecer e valorizar as pausas no cotidiano educativo.
A exposição da artista foi escolhida para reforçar esses conceitos com as coordenadoras. Stela Barbieri atua em muitos campos, que incluem artes visuais, educação e literatura, buscando o encontro dessas áreas do conhecimento. Como propositora de experiências e processos de interação entre arte e educação, inventa espaços que convidam à coparticipação.
Em suas ações, os limites entre a imagem, a escrita, as histórias, as linguagens da arte e da educação são percorridas, investigados e subvertidos. Seu universo é híbrido de códigos verbais, visuais, inventivos e cognitivos. Ela construiu conexões vigorosas entre arte e educação em sua produção artística e em sua atuação em processos de aprendizagens.
A secretária Renata Priscila Valencio Magalhães destacou a importância de incentivar o aprimoramento contínuo do trabalho desenvolvido nas escolas. “É fundamental que possamos garantir ações que promovam acesso à experiências sobre novas percepções do aprendizado. Isso melhora nossa atuação no cotidiano e torna a experiência em sala de aula cada vez mais interessante”, ressaltou a titular da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário