terça-feira, 5 de agosto de 2025

PRIMEIRA-DAMA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE PARCERIA ENTRE CONDEMAT E ‘GERANDO FALCÕES’


Encontro realizado nesta segunda-feira (04/08), na sede do consórcio, em Mogi das Cruzes, consolidou convênio que garantirá fomento da economia criativa por meio do ‘Programa Asmara’

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, esteve na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat +), no centro cívico de Mogi das Cruzes, nesta segunda-feira (04/08), para participar da 2ª reunião ordinária do Conselho dos Fundos Sociais da região neste ano. O encontro foi marcado pela formalização do convênio com a Organização Não-Governamental (ONG) “Gerando Falcões”, para estímulo ao empreendedorismo feminino.

Nesta oportunidade, ocorreu a consolidação da parceria por meio da assinatura das autoridades presentes, incluindo o presidente do consórcio e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, e o fundador da organização, Eduardo Lyra. Assim, Suzano e as outras cidades integrantes serão contempladas pelo “Programa “Asmara”, que direciona ações de fomento da economia criativa para mulheres.

As cidades passarão a receber essa tecnologia social, que tem como foco a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, a partir de itens doados à organização. Assim como os programas Falcon University, Favela 3D e Decolagem, a iniciativa tem a missão de superação da pobreza. Por meio desse instrumento, elas trilham uma jornada de desenvolvimento, que as permite realizar sonhos e alcançar metas de vida, recuperando sua autoestima e conquistando autonomia e independência financeira.

Em meio ao anúncio sobre o novo convênio, a pauta ambiental também esteve no centro das discussões do grupo. Na ocasião, Suzano e outros municípios foram apresentados ao projeto “Recicla Cidade”. Esta frente de atuação garantirá uma mobilização social que busca estimular a participação dos munícipes por meio do envolvimento com a coleta seletiva, com o aumento da destinação de resíduos recicláveis para as cooperativas.

A iniciativa envolve o poder público e toda a comunidade em campanhas, premiações e ações de educação ambiental em parceria com escolas e organizações locais. Conduzida pela ONG Espaço Urbano, o trabalho consiste em um projeto de reciclagem em parceria com a população, onde materiais recicláveis podem se tornam moedas simbólicas para serem trocadas por produtos, cuja conversão é feita nos chamados espaços de “eco-troca”.

As autoridades que estiveram no encontro também participaram da apresentação da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, formada por vereadoras eleitas nos municípios consorciados. O grupo será presidido pela presidente da Câmara de Arujá, Cristiane Araújo, a Professora Cris.

A primeira-dama de Suzano destacou as oportunidades que estão sendo viabilizadas para a região. “A ONG Gerando Falcões tem uma atuação respeitada e cria novas perspectivas por meio do seu trabalho social. A possibilidade de caminhar ao lado dessa importante organização é uma conquista para o Alto Tietê. O convênio poderá transformar a vida de muitas pessoas e deixar um grande legado nos municípios. Cumprimento todas as autoridades que estiveram nesta reunião, que contribuíram para a parceria se consolidar e possibilitaram também os avanços na questão ambiental”, ressaltou Déborah.

Também participaram da reunião as presidentes dos Fundos Sociais de Itaquaquecetuba, Mila Boigues; de Arujá, Clau Camargo, que também preside a Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Condemat; de Poá, ⁠Flavia Souza; de Ferraz de Vasconcelos, Cida Gambale; de Salesópolis, Jamily Macedo; e de Santa Isabel, Helena Chinchila.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário