segunda-feira, 29 de setembro de 2025

PREFEITO PARTICIPA DE SOLENIDADE QUE OFICIALIZA HRAT COM NOME DE ESTEVAM GALVÃO



Cerimônia de denominação da unidade reuniu autoridades e familiares do ex-prefeito e ex-deputado na manhã desta sexta-feira (26/09)

O prefeito Pedro Ishi participou nesta sexta-feira (26/09) da solenidade que oficializou o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) com o nome do ex-prefeito e ex-deputado Estevam Galvão de Oliveira. O evento, marcado por homenagens e discursos emocionados, contou com as presenças de autoridades, familiares e amigos do político na unidade, que atua de portas abertas desde o final de 2023 e, em março, passará a contar com 240 atendimentos de hemodiálise.

A cerimônia celebrou a aprovação do projeto de lei nº 546/2024, de autoria do deputado estadual Carlos Cesar, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, e coautoria do também parlamentar Marcos Damasio.

O homenageado, Estevam Galvão, faleceu em 29 de junho de 2024 após dois anos de luta contra um câncer no pâncreas. Prefeito de Suzano por quatro mandatos, deputado estadual por cinco e deputado federal uma vez, ele iniciou a luta pela construção da unidade, então “Hospital Auxiliar das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)”, que levou mais de dez anos para ser autorizado e concluído. Além disso, ele, assim como o também ex-prefeito e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, foi um defensor incansável para que a unidade se tornasse de portas abertas, atendendo toda a população da região.

Agora, Estevam dá nome a uma das mais importantes unidades de saúde do Alto Tietê. O HRAT atende pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), antiga Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), e dispõe de 150 leitos, sendo 68 de Longa Permanência, 19 de Clínica Cirúrgica, 53 de Clínica Médica e dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a cerimônia, o diretor técnico do hospital, João Miranda Rocha, destacou a importância da homenagem. “Agradeço a presença de todos. É uma fase importante do hospital, pois muitas mudanças estão acontecendo aqui”, afirmou.

A viúva do ex-prefeito, Viviane Domschke Galvão de Oliveira, emocionou os presentes ao relembrar a trajetória do marido. “Estevam era um homem muito dinâmico que sabia conduzir as coisas, mas também soube escolher seus colaboradores. Vejo aqui pessoas que foram seus secretários e assessores, mas também amigos. As pessoas de Suzano sabem o que ele fez. Na vida pública, foram muitas realizações. Fomos casados por 55 anos e muito felizes. Durante todo esse tempo, sempre o acompanhei na política. A paixão dele era Suzano. Que possamos lembrar dele com orgulho, porque é assim que nossa família o faz”, disse Viviane.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, também reforçou a relevância da homenagem. “Já resgatamos o orgulho de ser suzanense e hoje é a ‘cereja do bolo’. Essa obra merece uma grande homenagem. E foi o que aconteceu, com esse importante nome”, destacou o ex-prefeito.

Para o deputado federal Márcio Alvino, a escolha do nome foi uma unanimidade do reconhecimento político e social. “O deputado André do Prado foi muito feliz nesse projeto de colocar o nome do Estevam no Hospital Regional. Todos nós políticos tínhamos no Estevam uma inspiração. Ele é unânime para todos, por isso uma homenagem muito justa”, destacou.

O presidente da Alesp relatou sua admiração por Estevam e resumiu a importância da denominação do hospital. “Apresentei o projeto de lei para denominar este prédio público com o nome do Estevam Galvão de Oliveira. Todos nós que convivemos com ele sabemos o quanto ele batalhava e fazia obras estruturantes. Sempre foi nossa referência. Hoje, prestamos homenagem a ele, agradecendo por dedicar toda a sua vida pública a Suzano, ao Alto Tietê e ao Estado de São Paulo”, declarou.

O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, também destacou o compromisso do ex-deputado com a cidade. “Ele me falava muito de Suzano. Na época, eu não conhecia a cidade, mas achei interessante a maneira como ele a referenciava. Era muito querido. O deputado André do Prado, logo após o falecimento do Estevam, me procurou e disse que queria essa homenagem, e o governador Tarcísio de Freitas nunca teve dúvida por reconhecer a luta dele por esse hospital”, disse.

Para o prefeito Pedro Ishi, a homenagem reforça o legado de Estevam na saúde do município. “Sei o quanto é trabalhoso evoluir nos trabalhos da Saúde. Temos grandes investimentos em nossa cidade e estamos andando a passos largos. O Estevam foi um defensor da abertura deste hospital. Atender Suzano era um grande sonho dele. Nossa gratidão por ele estar emprestando o nome dele”, afirmou.

Além deles, também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi; o vice-prefeito Said Raful; o presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama; a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli; o vice-prefeito mogiano, Téo Cusatis; o prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior, o Inho; os vereadores suzanenses Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; Josias Ferreira da Silva, o Josias Mineiro; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; André Dourado; Jaime Siunte; Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Benedito dos Santos Moraes, o Inhame.

Prestigiaram ainda os secretários municipais Diego Ferreira (Saúde), Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Alex Santos (Governo), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes e Lazer), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), André Chiang (Meio Ambiente), Itamar Viana (Finanças), César Braga (Controladoria Geral do Município), Renata Priscila Magalhães (Educação), Cíntia Lira (Administração), Afrânio Evaristo da Silva (Gabinete), Renato Ferraris (Assuntos Jurídicos) e Denis Watanabe (Planejamento e Gestão Orçamentária).

Familiares do homenageado também estiveram presentes. Além da viúva, a ex-primeira-dama e ex-vice-prefeita Viviane Galvão, participaram também a filha Daniella Galvão; o irmão Milton Galvão; o genro Renato Oldra; os netos Leonardo e Eduardo Galvão; o sobrinho Wesley Barbosa Leite; e os cunhados Suami Paula de Azevedo e Cristiane Domschke Azevedo.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário