quinta-feira, 27 de novembro de 2025

GPA RESGATA OURIÇO, APREENDE REDE DE PESCA E FLAGRA USO IRREGULAR DE ESCAVADEIRA EM ÁREA PÚBLICA


Ações ocorreram em três endereços diferentes nos dias 20 e 21 de novembro e reforçaram o trabalho de proteção ambiental desenvolvido pela GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), realizou três ações distintas entre quinta e sexta-feira (20 e 21/11) que resultaram no resgate de um ouriço, na apreensão de uma rede de pesca irregular e na interrupção do uso indevido de uma escavadeira em área pública.

As ocorrências foram atendidas no Parque Max Feffer, no bairro Jardim Imperador; na estrada das Varinhas, na Vila Ipelândia; e na rua Leonor Edmee de Castro, no Jardim Monte Cristo. As equipes atuaram para garantir a segurança de animais, coibir práticas ilegalmente relacionadas ao meio ambiente e evitar intervenções indevidas em patrimônio público.

O primeiro chamado aconteceu às 8h37 de quinta-feira, no Parque Max Feffer, onde um ouriço havia sido acuado por cães e chegou a se defender lançando espinhos. Os agentes encontraram o animal sem ferimentos, realizaram o resgate e, após avaliação, efetuaram a soltura em área de mata próxima. Os cães ficaram sob cuidados da GCM do parque para a retirada dos espinhos.

No mesmo dia, às 16 horas, durante patrulhamento na represa Taiaçupeba, na Vila Ipelândia, o GPA flagrou um indivíduo portando uma tarrafa. O homem afirmou que a utilizaria para pesca, prática proibida conforme o Decreto Federal 6.514 de 22 de julho de 2008, e especialmente restrita durante o período de piracema. A rede foi apreendida e o indivíduo qualificado e orientado.

A terceira ação ocorreu às 17h20 de sexta-feira, no Jardim Monte Cristo, durante monitoramento de uma área pública alvo de tentativas de invasão. Os agentes encontraram um operador de escavadeira realizando limpeza no terreno sem qualquer documentação que autorizasse o serviço. Após contato com o suposto responsável, ficou confirmado que se tratava de área pública e que não havia autorização para intervenção. O local foi fotografado e a ocorrência encaminhada aos órgãos ambientais, de posturas e administração para as medidas cabíveis.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou o papel do GPA nas ações de prevenção e fiscalização. “As equipes atuam diariamente para proteger o meio ambiente, assegurar o cumprimento das leis e preservar os espaços públicos. Essas ações reforçam o compromisso da GCM com a ordem e a segurança da nossa cidade”.

A GCM reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 153 e (11) 4746-3297.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário