segunda-feira, 24 de novembro de 2025

PROFISSIONAIS DO ANO 2025: CONHEÇA AS PESSOAS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO QUE SERÃO HOMENAGEADOS



A Câmara de Suzano realizará, no dia 5 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano de 2025”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Entre os 36 homenageados, estão quatro profissionais da área de educação.

O título de “Cozinheira do Ano” será entregue a Simone Gomes Vasconcelos. Ela conta que aprendeu com a avó, Carmela Carrelli Gomes, que “cozinhar é um ato de amor, e que alimentar vai muito além de matar a fome”.

Natural do Rio de Janeiro, ela veio para São Paulo aos 14 anos. Foi merendeira em Itaquaquecetuba por mais de quatro anos, até passar no concurso e vir cumprir sua “missão” em Suzano, no cargo hoje denominado de cozinheira escolar. Fez mais de 15 cursos relacionados à culinária em seus 18 anos como servidora pública no município. Colaborou com as equipes dos Jogos Abertos e Regionais e outros eventos, e atualmente trabalha no Complexo Educacional e Cultural Mirambava.

Já o título de “Diretora de Escola do Ano” será dado a Rosana Borges. Embora sonhasse na juventude em estudar Física Nuclear no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ela acabou se apaixonando por História no cursinho e se formou em Estudos Sociais. Lecionou em escolas particulares, cursinhos e na rede estadual de São Paulo até 2022.

Sua trajetória em Suzano começou em 2017, quando assumiu a direção da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena. “Comecei uma das jornadas mais desafiadoras e gratificantes da minha vida”, afirma ela, que sempre se questionou por que a educação pública não alcança os mesmos resultados da particular. “Na gestão, descobri que muito depende do olhar e da dedicação de quem está à frente. Então, fiz a promessa de que, enquanto eu for diretora, a escola não será um espaço de dor e medo, mas sim de paz, alegria e aprendizado com sentido”, completou.

Marco Antonio da Fonseca será condecorado com o título de “Educador do Ano”. Ele é professor de Física e Matemática na Escola Estadual Comandante Jacques Yves Cousteau, no Miguel Badra, e, desde 2016, desenvolve o projeto Esculturas com Palitos de Sorvete, com os objetivos de aproximar a teoria da prática e desenvolver habilidades específicas de cada componente curricular e as habilidades socioculturais e emocionais dos alunos. Em fevereiro de cada ano, são abertas as inscrições para os estudantes do Ensino Médio, a fim de formar uma nova equipe, que definirá uma nova escultura a ser feita até outubro.

“Desde o início da atividade na escola, foram produzidas esculturas em menor ou maior escala, sendo que os únicos materiais permitidos para a sustentação e construção são palitos de sorvete e cola branca escolar”, detalha. Os trabalhos realizados ao longo dos anos incluem uma réplica da Torre Eiffel, um barco viking e um carrossel.

A “Professora Municipal do Ano” será Gislene Valentim Nicolau Neves. Moradora de Suzano há 22 anos, ela é formada em Pedagogia e fez, entre suas especializações, Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Empresarial, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade.

Ela iniciou sua carreira na Prefeitura de Suzano em 2009 e, na Educação Especial, está desde 2022. “Conhecer o grupo da Educação Especial foi um para presente na minha vida. Sou grata pelo carinho com que fui recebida e pela parceria que recebo dos gestores e equipe escolar”, diz ela, que atualmente trabalha no polo que atende às escolas municipais Nizilda Alves de Godoy, Samira Antoun Bou Assi e Celina Rosa de Souza.

Fotos: Divulgação / Câmara de Suzano


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário