Agentes comunitários e equipe da Divisão de Controle de Zoonoses receberam informações sobre ‘armadilha’ que simula criadouro para atrair o mosquito fêmea
A Secretaria de Saúde de Saúde está capacitando servidores para reforçar o combate à dengue por meio de uma nova estratégia de atuação. O trabalho, que propõe a simulação de um criadouro para atrair o mosquito Aedes aegypti fêmea, foi apresentado nesta terça-feira (09/12) para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses, na Unidade de Saúde da Família (USF) Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim, onde o dispositivo será instalado.
Essa “armadilha” consiste na utilização de um balde preto com água, que atrai a fêmea do Aedes aegypti para depositar seus ovos. Ao entrar, ela pousa em uma gaze especial que contém um produto específico para contaminá-la e eliminar as larvas, reduzindo a quantidade de mosquitos capazes de picar e transmitir a doença.
A estratégia estimula a dispersão da substância ativa para outros criadouros. Ao sair dali, o inseto que teve contato com o produto voa para outros pontos (pneus, vasos, calhas etc), multiplicando esse efeito para eliminar mosquitos e larvas em áreas não alcançadas pelas equipes de controle.
Essa ferramenta é considerada valiosa para programa de controle de vetores, sendo usada em residências, condomínios, hospitais e resorts, como forma de reduzir significativamente a população de Aedes aegypti. É considerada uma solução ecológica, que não utiliza energia elétrica e não prejudica outros insetos, sendo eficaz para reduzir inclusive outras doenças, como zika vírus e chikungunya.
A coordenadora da Divisão de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, afirmou que a solução pode ser aplicada em locais mais suscetíveis à multiplicação dos mosquitos transmissores. “Temos a intenção de colocar, nesse primeiro momento, não só na Vila Amorim como também na Vila Urupês, para avaliar como serão os resultados”, declarou a coordenadora.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a pasta tem reforçado as ações de combate à dengue tendo em vista a proximidade da época de calor e chuvas. “Buscamos trazer soluções efetivas que possam se somar ao nosso trabalho de rotina. Por isso, é importante capacitarmos nossos profissionais sobre o funcionamento desta estratégia de atuação, para que consigamos ter êxito neste processo e preservar a saúde da população”, ressaltou Ferreira.
.gif)




Nenhum comentário:
Postar um comentário