segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

SECRETARIA DE GOVERNO ALCANÇA CERCA DE 17 MIL PESSOAS NO ANO COM AÇÕES E SERVIÇOS


Balanço mostra que 8 mil moradores foram beneficiados com a operação ‘Cata-Treco’, 6,2 mil com o Departamento da Mulher e 1,3 mil com o Conselho da Juventude

A Secretaria Municipal de Governo alcançou cerca de 17 mil munícipes com ações e serviços realizados ao longo deste ano. No período, o trabalho da pasta beneficiou 8 mil moradores com a operação “Cata-Treco”, 6,2 mil com o Departamento da Mulher e 1,3 mil com o recém-lançado Conselho Municipal da Juventude (Comjuve).

O trabalho desenvolvido pelas equipes da pasta ainda mobilizou 500 munícipes com o “Governo Presente” e 320 com o “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita”, além de contemplar 476 feirantes e 179 ambulantes que foram cadastrados pelo Departamento de Fiscalização de Posturas.

O balanço contabilizado entre janeiro e novembro de 2025 traz os resultados de uma atuação conjunta que esteve nas ruas e nos bairros, dialogando com a população e atendendo às demandas dos diversos segmentos da sociedade. Houve 1.985 reuniões entre membros da prefeitura com associações, igrejas e demais entidades, que também contribuíram para a discussão em torno de 101 projetos de lei.

Para reforçar a gestão de resíduos sólidos, a Secretaria de Governo fortaleceu a operação “Cata-Treco”, que garantiu a retirada de 2.748 toneladas de materiais inservíveis das ruas com os atendimentos realizados a partir das solicitações recebidas. O serviço foi impulsionado com a chegada de dois novos caminhões, dos modelos Volkswagen Worker 17180 e Volkswagen Constellation 15130, que circulam desde março, aumentando em 50% o rendimento do trabalho.

O atendimento à população também se relacionou às ações destinadas ao público feminino por meio do Departamento da Mulher, sob responsabilidade da advogada Maria Margarida Mesquita. O trabalho deste setor prestou apoio às suzanenses em sua sede, no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (sala 9), que celebrou o primeiro ano de atividades em março.

As demandas não só foram acolhidas como também encaminhadas para discussão durante a “5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres”, que foi realizada no início de julho na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro, com o suporte do departamento.

Essas questões também foram debatidas com o “Governo Presente”, uma iniciativa que levou campanhas de conscientização para diferentes bairros da cidade, contemplando a juventude, os idosos e as pessoas com deficiência. O projeto começou na Casa São Vicente de Paulo, localizada no Parque Maria Helena, destinado ao acolhimento do público da “Melhor Idade”, e também chegou à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Vila Mazza, com promoção de cuidados relacionados à saúde.

Todos esses públicos ainda foram contemplados com o “Projeto SER”, que debateu no Cineteatro Wilma Bentivegna temas como “Anticapacitismo e maternidade atípica”, “Cidadania e Saúde Mental” com foco na juventude, e “Ortopedia preventiva e autonomia” para idosos, entre outros. Ao todo, foram 13 encontros realizados, sendo três em cada eixo e mais o evento especial de formatura, que foi realizado em 16 de junho, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, quando foi realizada a certificação dos participantes.

Parcerias

A Secretaria de Governo também participou de trabalhos em conjunto com outras secretarias municipais, especialmente por meio do departamento de Fiscalização de Posturas. As equipes do setor participaram das operações “Cidade e Ordem”, desenvolvida em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Vigilância Sanitária, resultando na vistoria de estabelecimentos e na paralisação das atividades irregulares.

Em parceria com a Controladoria Geral do Município, a pasta empenhou esforços para a criação de Plano de Trabalho – POP Fiscalização, alinhando as diretrizes para as ações futuras no que tange à elaboração de projeto de leis ou decretos visando otimizar a fiscalização nos modais feiras livres, ambulantes e foods-trucks.

Além do diálogo intersecretarial, a pasta também viabilizou tratativas com parlamentares, que garantiram a chegada de emendas, uma viatura para a GCM e convênios com o Estado de São Paulo, que proporcionaram serviços para públicos específicos, incluindo capacitação para mulheres com deficiência por meio do Programa “TODAS in-Rede”, e o “Polo de Empregabilidade Inclusiva”, que visa promover a empregabilidade de pessoas com deficiência. Com o governo federal, foi intensificado o diálogo junto ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, à Secretaria Nacional da Mulher e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, destacou que a pasta tem cumprido o seu papel de estar junto da população para atender às demandas de cada segmento. “Foi um ano de muitos eventos e muito trabalho nas ruas. Mobilizamos milhares de munícipes com as nossas ações e alcançamos as residências dos quatro cantos da cidade com os serviços que foram proporcionados”, ressaltou.

Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi, afirmou que o Governo tem sido estratégico para o diálogo constante da administração municipal com a sociedade. “Por meio das inúmeras iniciativas da pasta, conseguimos estar cada vez mais perto dos moradores, ouvindo seus anseios e acolhendo suas demandas. Temos fortalecido e apoiado estes serviços, pois, sabemos de sua importância para a assertividade das ações municipais e a formulação de novas políticas públicas”, declarou o chefe do Poder Executivo municipal.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário