Ação mobilizará todos os grupamentos da GCM e contará com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para garantir tranquilidade aos consumidores durante o período de compras de fim de ano
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano e a Polícia Militar deram início, nesta quinta-feira (04/12), à operação “Natal Seguro”, iniciativa que reforçará o patrulhamento nas principais áreas comerciais da cidade ao longo de todo o mês de dezembro. O objetivo é garantir tranquilidade e segurança aos consumidores que utilizam os centros comerciais, especialmente no período em que as lojas funcionam com horário estendido. A iniciativa ainda tem o apoio da Polícia Civil.
A abertura oficial dos trabalhos ocorreu na Praça João Pessoa, no centro, com a presença do prefeito de Suzano, Pedro Ishi; do secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino; do secretário municipal de Governo, Alex Santos; e da representação do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), com o capitão Gilson Kameoka; o comandante da 4ª Companhia, capitão Everton Oliveira Pinheiros de Godoi; o tenente Alan Brito; e o tenente Henrique Lourenço, que responde interinamente pela 1ª Companhia.
As autoridades anunciaram os detalhes da operação, que contará com 15 viaturas e 32 agentes da GCM, e mais 16 viaturas e 70 agentes da Polícia Militar. Serão percorridos o perímetro central, o polo comercial do Boa Vista e a região do distrito de Palmeiras, para ampliar a capacidade de resposta durante o fluxo intensificado de fim de ano. As ocorrências registradas serão encaminhadas para a Polícia Civil, que estava representada, na oportunidade, pelo delegado assistente da Delegacia de Polícia (DP) Central, Gabriel Sandrone.
A operação já é uma ação consolidada e, nos últimos anos, apresentou resultados expressivos na prevenção de crimes e na pronta atuação em ocorrências. No ano passado, o “Natal Seguro” registrou centenas de abordagens qualificadas, prisões por crimes contra o patrimônio, apreensão de entorpecentes e recuperação de veículos, demonstrando a eficiência do trabalho integrado entre as forças municipais e estaduais.
Com o lançamento da edição 2025, Suzano reforça seu compromisso com a proteção da população, oferecendo um ambiente mais seguro para que as famílias possam realizar suas compras de fim de ano com tranquilidade. As ações integram um trabalho que já é efetuado na rotina da cidade, por meio da parceria da GCM e da PM. Para o ano que vem, essa atuação contará também com os recursos oriundos do Poder Legislativo, de R$ 250 mil, que foram confirmados pelo presidente da Câmara, Artur Takayama, e pelo vereador Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse.
Repercussão
O capitão Gilson Kameoka destacou a integração entre a administração municipal e as forças policiais em mais uma operação. “Garantimos o empenho de todos em proporcionar mais segurança para toda a população de Suzano. Estaremos atuantes para coibir furtos e roubos, proporcionando tranquilidade neste período de compras”, frisou o representante da PM.
Já o delegado assistente afirmou que a DP Central estará preparada para dar o suporte necessário nesta operação, para combater os crimes patrimoniais e aqueles próximos aos estabelecimentos. “Conhecemos a competência de todos que estarão mobilizados para as ações e daremos a colaboração devida”, disse Sandrone.
Em sua fala, o secretário Balbino reforçou que a GCM estará mobilizada para alcançar os principais pontos comerciais da cidade. “Estaremos com todos os nossos grupamentos reforçando as vias onde ocorre maior circulação de pessoas nesse período do ano, sem deixar de manter nosso patrulhamento de rotina em toda a cidade. Organizamos com muito cuidado essa operação ao longo do último mês, para que pudéssemos chegar nos pontos estratégicos e manter a cidade segura”, concluiu o titular da pasta.
Por sua vez, o prefeito garantiu que a GCM e a PM contarão com a tecnologia disponibilizada para a segurança da população. “Todo o aparato de câmeras e o ‘Smart Suzano’ estarão à disposição das equipes para pronta resposta a qualquer situação suspeita nas ruas. Sabemos da nossa responsabilidade nesse momento e, por isso, reforçamos essa parceria com a PM para proteger consumidores e comerciantes. Estamos junto das famílias suzanenses para seguir mantendo nossa cidade conservada e segura, dando orgulho para quem mora e sendo uma referência para consumidores de outras cidades, que vem para cá em busca de presentes de Natal”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.
.gif)




Nenhum comentário:
Postar um comentário