quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

ESCOLA DE SAMBA QUE HOMENAGEOU LULA FOI A PIOR DE TODOS OS TEMPOS NO CARNAVAL 2026


Rebaixamento histórico na Sapucaí


A Acadêmicos de Niterói, que estreou no Grupo Especial do Rio de Janeiro, protagonizou um dos episódios mais marcantes do Carnaval de 2026. Com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola homenageou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas terminou o desfile com a pior pontuação da apuração, somando 264,6 pontos. A diferença para a campeã Viradouro, que alcançou 270 pontos, foi decisiva para o rebaixamento à Série Ouro.


Desempenho abaixo do esperado


A escola perdeu notas em quase todos os quesitos, exceto no samba-enredo, onde recebeu avaliação máxima. Problemas na dispersão das alegorias, falhas de harmonia e de evolução comprometeram o resultado final. A apresentação, que durou cerca de 79 minutos, narrou a vida de Lula desde a infância no Nordeste até sua terceira eleição como presidente, incluindo críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.


Polêmicas e repercussão


O desfile foi alvo de mais de dez ações judiciais, que questionavam a homenagem como propaganda eleitoral antecipada. O Tribunal Superior Eleitoral, no entanto, negou a proibição. Lula acompanhou o espetáculo de um camarote, ao lado de autoridades, e cumprimentou integrantes da escola. A direção da Acadêmicos de Niterói afirmou ter sofrido perseguições devido ao tema escolhido, mas a decisão dos jurados foi clara: a escola não conseguiu se manter na elite do samba.


Consequências para o futuro


Com o rebaixamento, a Acadêmicos de Niterói disputará a Série Ouro em 2027, tendo o desafio de reconstruir sua imagem e buscar nova ascensão. O episódio entra para a história como um dos maiores fracassos do Carnaval carioca, marcando a estreia da escola no Grupo Especial como a pior de todos os tempos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário