Na última quarta-feira (09/04), por volta das 19h40, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano ajudaram no parto de uma recém-nascida no Jardim Casa Branca. A ação teve início quando um motorista chegou à Base Operacional da corporação em busca de auxílio para sua esposa, que estava com fortes contrações e não conseguiria chegar ao hospital a tempo.
A viatura da Força Patrulha estava chegando à base quando o carro da família estacionou. De imediato, os agentes iniciaram o atendimento e solicitaram reforço. A equipe da Patrulha Maria da Penha chegou logo em seguida, dando continuidade ao suporte. Durante o atendimento, uma das guardas entrou no veículo e, com o apoio dos outros agentes, realizou o parto da bebê, ainda no banco traseiro do carro.
A recém-nascida, chamada Emily Vitória, foi entregue à mãe, Tamiris Barbosa, e ambas foram rapidamente encaminhadas ao Hospital e Maternidade de Suzano (HMS). No trajeto, os guardas usaram sinais sonoros para garantir que a família chegasse com rapidez e segurança à unidade de saúde, com o pai, Edevaldo Santos, acompanhando no veículo policial. No hospital, mãe e filha receberam a devida assistência médica.
Dois dias após o parto, com o consentimento da família, os agentes retornaram ao hospital para uma visita à pequena Emily. A reunião contou com a presença dos pais da bebê, da equipe médica e dos guardas envolvidos: João Arlindo Hilário, Maria Aparecida Alves de Almeida e Fernanda Oliveira (Patrulha Maria da Penha); Jefferson Bruno do Nascimento Silva (responsável pela base); e Daniel Bento e Sérgio Antônio Souza da Silva (Força Patrulha). A família aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão pelo apoio recebido.
“Foi tudo muito rápido. Quando percebi que minha esposa não conseguiria chegar ao hospital, entrei em pânico. Mas, graças a Deus, os guardas estavam ali e nos ajudaram. Nunca vou esquecer o que fizeram por nós”, contou o pai, Edevaldo Santos.
A mãe, Tamiris Barbosa, também comentou sobre o acolhimento: “Eles foram maravilhosos. A guarda que fez o parto foi muito calma, me passou confiança. Mesmo em meio à dor e tensão, ela soube me orientar. Sou imensamente grata por tudo o que fizeram por mim e minha filha.”
Durante a visita, os pais convidaram os agentes para serem testemunhas no registro da certidão de nascimento de Emily. Os guardas aceitaram o convite e acompanharam a família até o Cartório de Registro Civil de Suzano.
A comandante da GCM, Tatiane Orita, destacou o trabalho da corporação: “Essa situação reflete a dedicação e preparação dos nossos profissionais, que, além de cumprir o dever, demonstraram muita empatia, o que fez toda a diferença para a família.”
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, também elogiou a ação: “É um orgulho ver a atuação da nossa GCM, principalmente em situações de emergência. O empenho e dedicação desses profissionais refletem o compromisso de nossa cidade com a segurança e o bem-estar da população.”
Durante a visita à família, o Hospital e Maternidade de Suzano, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Suzano e do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), entregou um kit de maternidade à mãe. O kit inclui itens essenciais para os cuidados iniciais do bebê, como toalha de banho, fraldas descartáveis, pomada para assaduras, xampu, mantas, meias, luvas e roupas para recém-nascidos. A ação tem como objetivo garantir um começo de vida mais seguro e acolhedor para os bebês e apoiar as mães cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário