Evento reuniu 45 estudantes para tratar de educação ambiental; ação faz parte do projeto ‘Educando pela Cidade’
Os alunos da Escola Municipal Abrão Salomão Domingues, localizada no Tabamarajoara, participaram na última quinta-feira (14/08) de mais uma edição do projeto “Educando pela Cidade”. A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, contou com ações de plantio, visita guiada pelo local, vídeo institucional e roda de conversa.
A visita ao espaço foi distribuída em dois momentos. Pela manhã, às 9 horas, participaram 22 alunos do 5º ano A. Já no período da tarde, às 14 horas, foi a vez dos 23 estudantes do 5º ano B. O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, esteve presente acompanhando a primeira turma.
As atividades começaram no Centro de Educação Ambiental do Viveiro Tomoe Uemura, com a exibição de um vídeo institucional, sobre os espaços verdes do município. Em seguida, os alunos participaram de uma roda de conversa para refletir sobre questões ambientais e discutir mudanças nas práticas diárias que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Após o debate, as turmas realizaram uma visita guiada por todo o viveiro, que conta com lago, espaço para animais, orquidário, estufa e horta. Na sequência, as crianças realizaram um piquenique e o plantio de uma pitangueira. Para finalizar o dia de imersão, os estudantes levaram uma muda para cuidar dentro da escola.
No período da manhã, a ação foi acompanhada pela educadora ambiental do Núcleo de Projetos Pedagógicos, Angélica Nunes Durães da Silva, além do professor Luciano Wellington. Já à tarde, a responsável pelo projeto foi a professora Luciane Bona Machado.
“Participar deste momento com as crianças foi enriquecedor, mostra os espaços verdes de Suzano e ver de perto como os futuros munícipes cuidam do meio ambiente, é fundamental para garantir os cuidados necessários com a sustentabilidade”, disse Chiang.
Segundo a secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, o projeto contribui para o ensino das crianças, pois complementa os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Por meio das experiências imersivas que oferecemos aos alunos, estimulamos o aprendizado de forma prática e significativa, despertando a consciência ambiental e fortalecendo os valores que abordamos no cotidiano escolar. O objetivo é proporcionar esse momento para mais alunos da rede municipal”, afirmou a chefe da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário