sexta-feira, 15 de agosto de 2025

VEREADOR ARTUR TAKAYAMA DENUNCIA DESCARTE IRREGULAR DE LÂMPADAS NO JARDIM IKEDA



O vereador Artur Takayama (PL)

esteve hoje (13) na rua Alberto José Pereira, no Jardim Ikeda, para fazer uma denúncia de descarte irregular de lâmpadas fluorescentes, junto com uma equipe do Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA). Centenas delas estavam jogadas no final da via, próximo ao número 1.085. “Isso é um crime ambiental”, disse o parlamentar, que no começo da semana já havia divulgado em suas redes sociais um vídeo apresentando o mesmo problema na Vila Amorim.

Takayama se refere à Lei de Crimes Ambientais, a 9.605/1998, que penaliza o descarte irregular de lâmpadas por trazer danos ao meio ambiente e à saúde pública. Além disso, na área em que o material foi encontrado é de proteção permanente (APP).

Os guardas municipais do GPA Gomes e Marques, que atenderam à ocorrência junto com o GCM Calabraro, informaram que farão o relatório da ocorrência para encaminhar à Secretaria do Meio Ambiente, para que seja feita a apuração do caso. “O correto é fazer a política de logística reversa, ou seja, fazer o descarte deste material na empresa que o fabrica”, explicou Gomes.

Para o morador da região Josevaldo Gomes Soares, quem fez o descarte irregular “, não tem consciência nenhuma”. “Nós criamos animais aqui. Se eles pisam nessas lâmpadas, estão mortos”, revelou ele, que também teme que as crianças que empinam pipa pelo local possam se machucar com o vidro das lâmpadas descartadas.

Na segunda-feira, Takayama esteve na rua Alberto José da Costa, próximo ao número 340, na Vila Amorim, onde constatou o descarte irregular de lâmpadas fluorescentes na calçada. “Essa prática é inaceitável, pois oferece riscos à saúde da população e pode provocar acidentes graves, tanto para pessoas quanto para animais”.

Nos dois casos, o vereador protocolou ofícios na Prefeitura para que sejam tomadas as devidas providências.

“É importante lembrar que o município conta com Ecopontos que recebem esse tipo de material de forma segura e adequada”, destacou Takayama. “Pedimos à população colabore para manter nossa cidade limpa e segura, evitando atitudes que prejudiquem o próximo e o meio ambiente.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário