sexta-feira, 15 de agosto de 2025

PRIMEIRA-DAMA PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DA DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER


Déborah Raffou Ishi cumprimentou equipe que presta atendimento e enalteceu o trabalho que resultou em 12.922 ocorrências e 10.547 inquéritos instaurados

A primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, participou nesta quinta-feira (14/08) da cerimônia de celebração dos dez anos da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Jardim Santa Helena. Na oportunidade, ela fez questão de cumprimentar toda a equipe da unidade, comandada pela delegada Silmara Marcelino, pelo trabalho desenvolvido.

Ao longo deste período, as atividades resultaram em 12.922 ocorrências, 10.547 inquéritos instaurados, 325 prisões em flagrante e 5.553 medidas protetivas solicitadas; além dos atendimentos na Sala Rosa, que promove acolhimento psicológico a quem busca apoio.

A comemoração organizada em função da simbolismo do número, que representa um marco na defesa dos direitos da mulher em Suzano, também contou com as presenças do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; do secretário municipal de Governo, Alex Santos; do controlador geral do município, César Braga; da responsável pelo Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita; e da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Suzano, Jaqueline Lima; e o presidente da Câmara, Artur Takayama.

O encontro reforçou a parceria que tem viabilizado a rede de suporte às vítimas de violência doméstica, que contam com trabalho contínuo da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da estrutura proporcionada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento da Mulher.

A Patrulha Maria da Penha tem forte atuação na proteção e combate à violência, sendo certificada com o Selo Nacional de Prática Inovadora, conferido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desde dezembro de 2022, a equipe conta com o apoio de um aplicativo de proteção às mulheres que serve para acompanhamento das vítimas de violência doméstica com medida protetiva emitida pela Justiça.

No segmento da Saúde, a prefeitura conta com a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, localizada no Parque Santa Rosa, e com a Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS). Trata-se de um serviço importante, realizado por uma equipe especializada e preparada para efetuar este tipo de acolhimento. Pelo projeto “Monitoramento do Cuidado”, é realizada uma interlocução entre os equipamentos da Rede de Urgência e Emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que notificam grande parte dos casos de violência na cidade.

Já o Departamento da Mulher, instalado na sala 9 do subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro), atua na defesa dos direitos das suzanenses ao promover, articular e monitorar políticas públicas. Trata-se de um local específico e seguro para que o público feminino possa receber orientações e tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos voltados a elas.

Cada situação é analisada pela equipe e, se necessário, a mulher é direcionada a outro órgão para receber um atendimento mais completo, incluindo a Patrulha Maria da Penha, a RAPSVDS, a DDM, a Sala Rosa, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), entre outros.

A primeira-dama destacou a rede que presta atendimentos às mulheres vítimas de violência e a importância da DDM para a cidade. “Esta unidade foi fundamental para o trabalho de proteção às mulheres que se consolidou em Suzano. Em torno deste equipamento, foram desenvolvidas políticas públicas relevantes que têm transformado a vida delas, com o suporte prestado pelas estruturas e equipes especializadas. Cumprimento a delegada Silmara pelo grande trabalho e parabenizo todos os envolvidos na rede de suporte”, ressaltou Déborah.

Também participaram das celebrações a diretora do Procon, Daniela Itice; a ex-primeira-dama da cidade, Larissa Ashiuchi; o presidente da 55ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Fabricio Ciconi Tsutsui; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Patrícia Braga; e a delegada da DDM de Ferraz de Vasconcelos, Tatiana Chinelati.

Rede de suporte

O trabalho de integração entre os diversos serviços municipais e estaduais tem proporcionado inúmeras alternativas para quem busca apoio e manifesta o interesse em denunciar agressões.

Entre as possibilidades, além do Departamento da Mulher, que também atende por meio dos telefones (11) 4745-2140 e (11) 4745-2140, incluem-se a DDM de Suzano (rua Presidente Nereu Ramos, 302 – Jardim Santa Helena) que pode ser acionada pelos telefones (11) 4748-8040 e (11) 4748-8040), onde está instalada a Sala Rosa; a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (rua Kazuo Kajiwara, 91 – Parque Santa Rosa); e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), que atende pelos números 4745-2150 ou pelo 153.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário